Como descobrir vazamento em piscina

  • Por admin - 20 Agosto 2020 - Vazamento em Piscina

Veja como descobrir vazamento em piscina e evitar desperdícios de consumo e dinheiro.

Que uma piscina perca água é natural, dada a evaporação que ocorre e até mesmo após a retrolavagem do filtro, isso também pode acontecer. Contudo, se toda semana é necessário encher a piscina, fique atento: sua piscina pode estar com algum vazamento de água. Veja como descobrir vazamento em piscina:

Vazamento em local dos equipamentos

Verifique o local onde se encontram os equipamentos como filtro, bomba, aquecedor (hidroginástica) e as válvulas da tubulação. Como notar qualquer diferença? Verificando se o solo está úmido, ou se existem áreas afundadas ou erodidas. Sua piscina é revestida com vinil? Procure “lágrimas” (gotículas de vazamento) ou separações em torno de todos os acessórios, escumadeiras, paredes e cantos.

Marque o nível da piscina

Com um pedaço de fita, verifique o nível da água e veja se esse nível baixou. Após 24 horas, sua piscina não pode ter perdido mais de meio milímetro. Se houve uma perda maior que essa, há um vazamento em sua piscina.

Teste do balde

Encha um balde com água e coloque o balde no degrau da piscina. Marque o nível da água tanto dentro do balde como fora dele. Verifique a marca 24 horas depois. Faça isso tanto com a bomba ligada, quanto com ela desligada. Se houver uma diferença na linha marcada do lado de fora do balde, é sinal de que há um vazamento na piscina.

Localizando o vazamento

Há casos em que é perceptível que a piscina está perdendo água. No entanto, não se sabe por onde. Então, é necessário chamar um profissional, para então desligar o sistema de filtragem e observar por onde a água está escoando. Se a água parar de subir ao tocar determinada altura da parede é porque, provavelmente, seja ali o local do vazamento. Suspeite que o vazamento possa ter ocorrido no sistema de filtração se encontrar bolhas de ar na água de retorno quando a bomba da piscina estiver funcionando. Se a piscina estiver perdendo mais água quando a bomba funcionar, é grande a chance de que o sistema de bombeamento seja o problema.

Teste do corante

O corante pode ajudar a detectar o vazamento. Pingue principalmente próximo a áreas quebradas ou suspeitas de que haja um vazamento. Caso a água suja seja sugada naquela região, o vazamento foi detectado.

Caso tenha dúvidas, chame um serviço especializado!

Hoje, a tecnologia moderna já permite detectar qualquer tipo de vazamento na piscina sem que hajam grandes transtornos em uma reforma rápida e eficiente. Uma dessas tecnologias modernas e que é bastante utilizada é a de ar comprimido. Nesta ferramenta, o ar desloca a água até atingir o local do furo ou racha onde a água está vazando. A bolha vai na direção do furo ou rachadura e ali desaparece.

O ar comprimido também pode ser um recurso utilizado nos canos de bombeamento da piscina. No trecho do cano onde a pressão do ar foi maior, é exatamente ali que está o vazamento. Em outros casos, é ainda possível utilizar uma tecnologia caríssima, mas eficiente, na qual um microfone especial e eletrônico é emergido na água a fim de “ouvir” o caminho e local por onde a água está escoando na piscina.

Seja qual for a atitude tomada, com certeza, o vazamento será resolvido. Na dúvida, entre em contato com a gente! Vamos resolver o seu problema.

Voltar

Artigos Relacionados