Como encontrar vazamento de água?

  • Por admin - 20 Agosto 2020 - Vazamento de Água

Vazamentos de água são bem comuns em muitos imóveis, sobretudo aqueles que estão parados. Veja como identificar esse problema antes de prejuízos maiores.

Com vazamento de água ou esgoto não se brinca. Se a água está vazando, seja de qual encanamento for, é bem provável que a parede fique úmida e, com isso, além do mofo, certamente irá prejudicar parte da estrutura do imóvel.

No caso de um vazamento de esgoto, ou seja, de um dos canos estar quebrado ou furado, a água suja mina pela terra e acaba formando um buraco por debaixo do imóvel, danificando o alicerce e as bases da casa.

Em prédios, a situação é um pouco mais complicada, tendo em vista que é o vizinho do andar de baixo que irá sofrer com o vazamento, além da umidade no teto e nas paredes. Ou seja, muitas vezes, quem sofre com o vazamento de água ou esgoto é o morador do andar de baixo ou do lado.

Portanto, veja como identificar o vazamento de água antes que os danos sejam maiores.

 

Como encontrar vazamento de água

 

Teste do hidrômetro

Abra todos os registros internos da casa. Feche todas as torneiras, não utilize os sanitários e marque no relógio de água a posição dos ponteiros. Espere uma hora. Se, passado esse tempo, os ponteiros se mexerem, é porque houve alguma vazão de água nos encanamentos e, neste caso, trata-se de um vazamento. Se ocorreu, é preciso buscar ajuda profissional.

Vazamento de canos alimentados pela parede

Feche todos os registros das paredes. Em seguida, abra a torneira e deixe a água toda correr, até que cesse a água do encanamento. Encha um copo de água e coloque sob a torneira. Se houver uma sucção da água do copo, é sinal de que há um vazamento no cano alimentado diretamente pela parede.

Vazamento de canos alimentados pela parede

Verifique, na própria caixa d’água, o nível da água e faça uma pequena marca. Em seguida, feche muito bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água. Logo depois, feche também as torneiras de casa e não use o vaso sanitário por uma hora. Se o nível da água na Caixa d’água estiver abaixo da marca, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d’água.

Reservatórios subterrâneos de edifícios

Marque no reservatório o nível da água. Depois, feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da boia. Após uma hora, verifique se o nível da água no reservatório abaixou. Se tiver ocorrido, há vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.

Torneiras

Este é o tipo de vazamento mais comum. Geralmente, se deve ao fato de a borrachinha interna, que aumenta a pressão do registro da torneira sobre a vazão de água, estar desgastada ou mal encaixada. Não havendo pressão, a água passa pelo cano e pinga pela torneira fechada. Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. O negócio é trocar rápido a borrachinha. Se não souber, chame um encanador. E se não resolver, troque a torneira.

Vaso sanitário

Um teste para detectar vazamento de água na descarga é jogar borra de café no fundo do vaso. Apenas um pouco. Se a borra sumir depois de alguns minutos, é sinal de que a válvula da descarga está vazando. Nas bacias cuja saída da descarga for para trás (direção da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a água. Se a bacia voltar a acumular água, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

E não perca tempo. Na dúvida, chame um profissional de Caça Vazamento antes que os prejuízos sejam maiores.

Voltar

Artigos Relacionados